Entenda quais são os pontos relevantes para um projeto do Bloco K

Bloco K é a evolução em versão digital do livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque – RCPE, também conhecido como mod. 3.

 O que sabemos sobre este livro RCPE (P3)?

A legislação do ICMS (Estadual) e a do IPI (Federal) estabelecem que os contribuintes desses tributos devem registrar nos livros próprios todas as operações e/ou prestações que realizarem, em regra, este Livro é obrigatório para estabelecimentos industriais e equiparados a industrial pela legislação do IPI. Na legislação de SP, por exemplo, você encontra as disposições deste Livro nos artigos 216 e 217 do RICMS, na legislação federal você encontra as disposições deste Livro nos artigos 461 e seguintes do RIPI/10.

Esta exigência em tornar eletrônico este livro, faz parte do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital e tem como objetivo avaliar a consistência das informações contábeis, fiscais e cadastrais com o Estoque e Produção.

Fique atento ao Cronograma!

É muito importante estar atento aos períodos de entrega desta obrigatoriedade, o cronograma com o período das entregas das obrigatoriedades você pode visualizar aqui.

Escrituração

Este livro RCPE (P3), destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção, bem como às quantidades referentes aos estoques de mercadorias. Os lançamentos são feitos operação por operação, devendo ser utilizado uma folha para cada espécie, marca, tipo e modelo de mercadorias. Não são escrituradas neste livro as entradas de mercadorias a serem integradas no ativo fixo ou destinadas a uso do estabelecimento. Será fornecido o detalhamento do processo produtivo das indústrias e as movimentações completas de cada item de estoque.

  • Produção
  • Compras
  • Estoque
  • Fiscal

Riscos e Multas​

As empresas que não estiverem preparadas e transmitirem informações erradas poderão sofrer penalidades/multas impostas pelo fisco. Para o Fisco estadual, São Paulo, por exemplo, a multa pela incorreção dos dados do livro de controle de estoque é o equivalente a 1% do valor do estoque no final do período conforme prevê o artigo 527, inciso VIII “Z” do Ricms/SP. Para o Fisco federal, a multa para informações inexatas é de 3% sobre as operações comerciais( art. 57 da Lei nº12.873/13). A escrituração inexata e a falta de escrituração pode resultar no não recolhimento do imposto ou recolhimento a menor. Nesse caso, a multa tanto federal quanto estadual pode chegar a 100%.

Como Podemos Ajudar com o Bloco K?​ A Solução Fiscal Tax Manager detêm a mais moderna tecnologia, aliada a mais alta capacidade de processamento e modernos princípios de navegação e tratamento de dados, oferecendo baixo custo de aquisição e manutenção. Muito além de uma solução fiscal, a aplicação foi desenvolvida com foco em Governança & Compliance, dando segurança à gestão do processo e tranquilidade para o board das empresas.

Para saber mais como podemos te ajudar a melhorar os seus projetos fiscais. Clique aqui e baixe nosso eBook Exclusivo sobre o Bloco K.

Acesse também a página do Tax Manager e descubra mais sobre suas funcionalidades!

Ban Bloco K

 

Comentários

Equipe Tax Solutions Consultoria

Equipe de profissionais qualificados, certificados e capacitados nas principais metodologias de mercado com mais de 100 mil horas em projetos fiscais por todo o território nacional