Por que optar por um BPO?

BPO Fiscal para a sua empresa

O que é um BPO? Abreviação para Business Process Outsourcing, em português BPO e a terceirização dos processos de negócios. Trata-se da contratação de atividades, rotinas e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa.

O BPO vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente porque empresas têm estado cada vez mais focadas em aumentarem a produtividade, reduzirem o custo e alavancarem a lucratividade, o que faz com que elas mantenham um foco mais exclusivo em suas atividades.

Quando tratamos de BPO Fiscal estamos abordando a integração de todos os processos das atividades fiscais visando aumentar a eficiência operacional e conformidade nas entregas das obrigações da empresa.

Exatamente por isso, independente da atividade fim da empresa, se ela quiser crescer inevitavelmente precisará contar com profissionais com expertise fiscal e tributária. É aí que o negócio pode contar com o serviço de outsourcing focado na área fiscal.

Portanto, o Outsourcing Fiscal oferece serviços de gerenciamento estratégico, gestão fiscal, entre outros.

Ter uma equipe alocada para cuidar de questões fiscais e tributárias pode ser oneroso e sua organização pode não ter verba para isso no momento. Justamente por essa questão é que o BPO Fiscal tem sido uma ótima opção para empresas que querem otimizar custos, reduzir gastos com impostos e processos por meio de planejamento e visão estratégica de profissionais experientes na área.

Bom, mas se você leu com atenção até aqui e viu que Business Process Outsourcing significa Terceirização dos Processos de Negócios, pode estar com uma pergunta na ponta da língua: qual é a diferença entre BPO, Consultoria e Assessoria?

BPO x Consultoria x Assessoria

Outra questão que pode causar confusão é a diferença entre BPO, Consultoria e Assessoria. Para deixar tudo bem mastigado a você, veja o seguinte:

  • Na Consultoria o serviço prestado tem mais a ver com um aconselhamento sobre as ações a serem tomadas para solucionar algum problema. Uma consultoria fiscal, por exemplo, até analisa diversos aspectos do cenário fiscal da empresa, mas não se envolve de maneira prática. Em outras palavras, o consultor aponta a direção. 
    Na maioria dos casos, atividades de consultoria incluem treinamentos e palestras. A contratação de um consultor é bastante indicada quando a organização entende que precisa estar mais alinhada às tendências de mercado e até adquirir conhecimentos mais práticos sobre determinada atividade. As relações de consultoria e contratante são mais pontuais.
  • Na Assessoria o assessor presta um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução de um serviço, ou seja, coloca a mão na massa. Na assessoria fiscal, por exemplo, o profissional faz um assesment sobre o cenário fiscal da empresa, identificando problemas e oportunidades de melhorias e atuando junto para resolvê-los. A relação entre assessor e empresa é mais de longo prazo.
  • No BPO, como vimos, ocorre a terceirização dos processos de negócios, sendo que a empresa contrata atividades e funções de negócios, como outsourcing de controladoria.

Para sintetizar, enquanto um BPO fiscal é composto por profissionais que têm know-how na área e exercerão processos de atividades fiscal, a consultoria aponta um direcionamento para resolver uma questão mais pontual e um analista fiscal desenvolve e executa um projeto.

Como o foco hoje é a Terceirização dos Processos de Negócios, a pergunta é: por que optar por BPO?

Vantagens do BPO

Necessariamente, um serviço de BPO garante:

  • Aumento de eficiência e melhoria contínua na execução dos processos;
  • Obtenção de maior flexibilidade interna;
  • Serviços flexíveis, o que é ótimo para atender às mudanças nas demandas do mercado;
  • Controle e redução de custos operacionais
  • Conformidade nas entregas das obrigações

Além disso, a terceirização elimina a necessidade de passar por processos de contratação de funcionários (diminui-se o overhead) e manter a infraestrutura necessária. Desse modo, tanto os custos operacionais quanto os de recrutamento são reduzidos ao máximo.

Outro ponto a considerar é que ao contratar um serviço de BPO os profissionais que executarão as tarefas serão altamente capacitados. Um Outsourcing garantirá tempos de resposta rápidos a preços muito mais acessíveis.

Lembre-se que quando for decidir contratar os serviços de BPO (Business Process Outsourcing), você deve ter em mente como é importante e imprescindível fazê-lo com o auxílio de uma ferramenta ou sistema para apoiá-lo no projeto.

Caso precise de um apoio, estamos à disposição para levar a qualidade de nossos serviços sendo a sua necessidade, BPO Fiscal ou BPO Contábil, seja de qualquer nicho ou segmento, deixando seus processos para nossa equipe gerenciar. Viu como o BPO é um processo importante dentro da empresa? Quer saber como implementá-lo?

Entre em contato e solicite um diagnóstico conosco.

Tax Manager Solução Fiscal
Comentários

Equipe Tax Solutions Consultoria

Equipe de profissionais qualificados, certificados e capacitados nas principais metodologias de mercado com mais de 100 mil horas em projetos fiscais por todo o território nacional