Como começar um projeto de EFD Reinf

Como começar um projeto de EFD Reinf na sua empresa

A EFD Reinf é considerada um subprojeto da SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Como esse processo ainda é novo e muitas empresas ainda não estão preparadas ou habituadas com as informações que serão transmitidas é importante seguir alguns passos para não se perder no processo da entrega da EFD Reinf. Para quem ainda não sabe, se tornou obrigatório desde o dia primeiro de maio a entrega para o SEFAZ, dos arquivos correspondentes (R2010, R2020, 2070) caso a empresa tenha faturado no ano anterior mais de R$ 78 milhões no ano de 2016. A próxima fase inicia no dia 1º de novembro (Faturamento menor que 78 milhões), com a mesma referência de arquivos do 1º grupo e o grande desafio fica para janeiro de 2019 com a relação de retido PIS, COFINS, Contribuição Previdenciária, Contribuição Social sobre Lucro Líquido e que possuam recolhimento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (R2070).

Diante deste cenário é importante definir alguns passos para começar a estruturar o projeto que tem entre os maiores desafios a organização de processos, quebra de paradigmas e fomentação do engajamento de outras áreas como jurídico, compras, manutenção/engenharia e cadastros. Inicie definindo um responsável para acompanhar os passos e evitar rupturas ou perdas de direcionamento, junto com os setores responsáveis. Este colaborador deverá conhecer seus Stakeholders (Público relacionado), adquirir e dividir com a equipe o máximo de conhecimento sobre a obrigação, entender as condições e mudanças de leis e ter habilidade de gerenciar mudanças que certamente irão aparecer no decorrer do projeto.

Tenha a área de Tecnologia como parceiro estratégico, alinhando tecnologia/processos, partes estruturais, opções e formas de implantação para entrega, visto que algumas soluções ainda possuem limitações técnicas e processuais certamente o quanto antes iniciar a transmissão dos arquivos, melhores serão as condições de criar ou avaliar ferramentas complementares, para análise das estruturas de retorno do SEFAZ e gestão de todos os grupos de informações para a entrega dos resultados de forma correta.

Ponto crucial deste projeto continua sendo o assessment, faça um mapeamento dos cenários antes da entrega! É essencial ter dados e condições técnicas acuradas e validadas para evitar surpresas na hora da entrega. Pode parecer até bastante burocrático, mas é de extrema importância para o ciclo de vida do projeto.

Tenha predefinido esses principais passos como um norte para a adequação ao projeto, logicamente, mantendo os Heads das áreas conscientes e alinhados com suas escolhas e possíveis cenários que possam ser levantados durante o período de entrega. Se você quiser saber mais e precisa entender do assunto. Baixe nosso Ebook sobre os desafios da EFD Reinf. Estamos sempre compartilhando informação e novidades no nosso blog. Ou se preferir, entre em contato e fale com um especialista, estamos à disposição para entender o seu cenário fiscal.

Temos expertise em projetos da EFD Reinf, aqui na Tax Solutions Consultoria, já atingimos a marca de mais de 2.000 CNPJ´s em operação com o EFD Reinf de forma automática, com nossa exclusiva inteligência artificial (AI) no processo de decisão, Auditoria eletrônica e automatização dos processos e captura de notas de serviço. Entregamos com sucesso esta obrigação acessória.

ban EFD REINF

Comentários

Equipe Tax Solutions Consultoria

Equipe de profissionais qualificados, certificados e capacitados nas principais metodologias de mercado com mais de 100 mil horas em projetos fiscais por todo o território nacional