Como ter boas práticas de compliance fiscal

Como ter boas práticas de compliance fiscal

Um dos grandes desafios no Brasil é o compliance da área fiscal, onde a complexa carga tributária e contábil, com suas frequentes atualizações e mudanças de leis contribuem para um cenário altamente difícil dentro das organizações.

Existe um esforço muito alto por atividade que impacta na produtividade da área, alguns estudos dizem que a média de tempo gasto em verificar e relacionar os dados, pagando os impostos gira por volta de 2000 horas por ano. É um tempo muito precioso, que é gasto em atividades rotineiras dentro do setor. Por isso, seguir com boas práticas são essenciais para o compliance da área fiscal.

Os sistemas utilizados para gestão administrativas e de planejamento da empresa, conhecidos como ERP’s, são muitas vezes “apresentados” com configurações padronizada, que quase sempre, não atende as legislações da região ou pais. Diante disso, é normal que as empresas busquem por novas soluções que possam integrar-se ao sistema, para garantir total controle das informações e dados fiscais.

Muitas organizações, ainda preferem extrair os dados de seus ERP’s, cruzando com as informações das notas fiscais, que são recebidas por uma fonte, e que podem vir por um e-mail ou por um outro canal de comunicação. Depois disso, gerenciam todos os processos e dados manualmente usando planilhas em Excel. Essa é uma alternativa que gera riscos e pode causar uma descentralização nos documentos fiscais, além de possíveis retrabalhos de correção das notas, ocasionando mais perda de tempo e recursos para a empresa. Essa política vai na contramão com os padrões de compliance, e podem abrir brechas e graves consequências para o negócio junto ao fisco.

A solução é a adoção de softwares de gestão tributária para cobrir essas limitações que os sistemas possuem, pois com a ferramenta é possível fazer integrações e extrair os dados em um ambiente a parte do sistema, assim resguardando a empresa e buscando atingir um compliance fiscal.

Possuir também uma equipe financeira alinhada com recursos tecnológicos ajuda a evitar problemas e proporciona melhores práticas para atingir o compliance fiscal na empresa. Alguns pontos que são importantes salientar:

Assessment (mapeamento de cenário fiscal)

Realizar uma análise de seus processos e dados com o objetivo de fazer uma verificação e identificação de erros para o cumprimento das obrigações acessórias, afim de ter um maior controle dos dados.

Automação dos processos

A automação dos processos que já é uma realidade na tecnologia trouxe uma evolução para a área fiscal com capacidade de geração de atividades de forma automática, economizando tempo e recursos, além de eliminar processos manuais e falhas humanas que geram risco para o setor.

Orientação e capacitação

Estabeleça passos para os funcionários entenderem com postura profissional e a executar  suas rotinas que refletem na conformidade tributária da empresa. Além de um código de ética, onde aponte as principais questões legais e morais, que informe os colaboradores das áreas financeira, fiscal e de controladoria a seguirem boas práticas em suas atividades, evitando assim possíveis deslizes.

Gestão da área automatizada

Ter uma solução que faça a gestão traz maior controle nos processos e nos fluxos, além da agilidade de processamento e extração de dados para analises, os benefícios de possuir uma ferramenta que lhe auxilie no gerenciamento da demanda, reduz custos com equipamentos e atualizações tecnológicas, ganhos de produtividade, menor burocratização dos processos e segurança na entrega e validação dos dados.

E aí, o que achou? Muito difícil? Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para seguir as melhores práticas para alinhar as informações, visando garantir total integridade do seu processo fiscal, conte com a Tax Solutions Consultoria. Temos expertise e uma equipe com especialistas para dar todo o suporte ao seu projeto. Somos referência no atendimento e na prestação de serviço, que as empresas necessitam na hora de entregar as suas obrigações, temos diversos cases de sucesso que atestam nosso atendimento. Se quiser saber mais sobre nossa solução, acesse a página do Tax Manager e conheça suas funcionalidades ou entre em contato conosco, estamos à disposição para atendê-lo.

Comentários

Equipe Tax Solutions Consultoria

Equipe de profissionais qualificados, certificados e capacitados nas principais metodologias de mercado com mais de 100 mil horas em projetos fiscais por todo o território nacional