Saiba quando um BPO é viável para a sua empresa

Saiba quando um BPO é viável para a sua empresa.

Pra quem ainda não está habituado ao termo, o BPO fiscal, também conhecido como business process outsourcing, visa transferir a geração e transmissão das obrigações a um terceiro contratado. Essa modalidade ajuda a empresa a equilibrar as demandas, otimizando o trabalho interno e reduzindo custo operacionais para a empresa.

O BPO pode ser aplicado em diversas áreas como logística, serviços jurídicos, gestão tributária, RH entre outras. A empresa que realiza o BPO se torna responsável por conduzir o projeto e por corrigir erros dentro do cenário executado.  A principal vantagem de um BPO fiscal é redução de riscos fiscais e a necessidade de investimento em tecnologias para manter o compliance tributário.

Principais atividades de um BPO fiscal:

  • Extração de dados do sistema do ERP ou de outros sistemas usados;
  • Conciliação das informações entre as diversas fontes;
  • Apuração de impostos, retenções e outros;
  • Geração dos arquivos transmitidos para a Receita Federal ou outras fontes;
  • Auditoria das fontes, dados e outras informações;
  • Checagens (validação dos arquivos);
  • Entrega da obrigação.

Importante ressaltar que todos os processos de análise, cálculo e conformidade das informações ficam a cargo do fornecedor. Tudo isso feito a partir de uma profunda análise das características e das necessidades específicas da empresa contratante.

Qual a melhor hora para um BPO?

Não existe um certo ou errado. O foco em adquirir um BPO é a garantia de um serviço que siga os padrões de compliance e governança, contar com profissionais capacitados e reduzir gasto com investimentos estruturais.

Garantir seu compliance fiscal sem precisar investir grandes valores em modernização dos sistemas, contratação e capacitação de profissionais. Veja algumas situações em que o BPO Tributário é mais indicado:

Agilidade e Custos operacionais

Com o BPO, todos os custos relacionados a contratação de pessoal, capacitação, atualização e custos operacionais são descartados ficando ao cargo do fornecedor. Além de retirar a sobrecarga em épocas de grande demanda de trabalho deixando seus funcionários mais focados no core da empresa.

Outra possibilidade é a contratação de serviços para fazer entregas pontuais, como a do ECD e ECF, ou para realizar poucas entregas mensais, como EFD-REINF.  Evitando assim possíveis horas extra e custos adicionais.

Segurança no processo

Quando uma empresa terceira realiza suas atividades fiscais ela tem a obrigação de garantir a entrega por possuir expertise e soluções voltadas para a entrega da obrigação. E dessa forma aumenta-se a sua gestão fiscal, lastro e segurança. Eliminando possíveis erros que podem surgir nesse processo de forma interna.

Garantia de entrega

Contratando uma empresa o cumprimento de prazos, os cálculos envolvidos, a prestação de serviços e fornecimento das informações com maior lastro possível é garantido. Isto traz mais segurança e garantia de entrega de forma confiável e tranquila. Qualquer problema fica a cargo da empresa responsável.

BPO é a solução mais prática para a minha empresa?

O BPO pode ser a solução ideal para o seu negócio, pois se você está com problemas internos ou se defronta com dificuldades para desenvolver um projeto, a empresa parceira tem total condição de lhe apoiar garantindo que todas as atividades e recursos sejam entregues no tempo estipulado.

Independentemente do tipo de projeto que você tenha, os ganhos no tempo e na demanda operacional são consideravelmente maiores. A TSCTI – Soluções Fiscais está à disposição para levar a qualidade de nossos serviços sendo a sua necessidade, BPO Fiscal ou BPO Contábil, seja de qualquer nicho ou segmento, deixando seus processos para nossa equipe gerenciar. Viu como o BPO é um processo importante dentro da empresa? Quer saber como implementá-lo?

Conheça nosso BPO e veja os benefícios que trará para a sua empresa. Entre contato conosco.

Tax Manager Solução Fiscal
Comentários

Equipe Tax Solutions Consultoria

Equipe de profissionais qualificados, certificados e capacitados nas principais metodologias de mercado com mais de 100 mil horas em projetos fiscais por todo o território nacional